robson veiga

robson veiga
mestrando em crítica literária puc go

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

tenho um conto pra ler...

rondon do pará, 18 de fevereiro de 2011


tenho em minhas mãos o belíssimo livro objecto quase de saramago...

o nosso professor divino, pediu que durante a semana nós procurássemos ler um conto, a fim de discutirmos em sala de aula, tendo vinte minutos para cada mestrando dar a suas proposições de acordo os elementos da narrativa...

poderia ler machado, o meu escritor de contos preferidos, pois foi um gênio nesta matéria, em que poderíamos citar aqui inúmeros contos... poderia ler clarice... poe... guimarães... ou quem sabe o universo fantástico da literatura russa, mas acabei caindo nas graças de saramago...

entre os contos do citado livro, fiquei em dúvidas quanto escolher entre cadeira ou embargo, preferi o último... 
é o que chamamos de conto fantástico, ou surreal, ou conto do absurdo, mas tendo certa sintonia com o real, pois a temática ironiza de certa forma a vivência do homem que a cada futuro se torna um sujeito escravizado pelo suas próprias criações, no caso deste conto, temos um homem que sai de casa cedo pra ir ao trabalho em seu carro, em pleno embargo do petróleo na década de 70... assim sendo, com o passar do dia este homem, mesmo no volante fica à mercê das vontades deste veículo... pra quem ainda não leu, vai aí uma boa dica de leitura...

profº. robson veiga
mestrando pucgo2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário